Vacinação

Vacinar é um ato de amor e um compromisso com a saúde do seu cão. Além de garantir sua imunidade frente a doenças perigosas e fatais, ao vacinar você contribui para a saúde pública, pois algumas das doenças que as vacinas caninas previnem, como a raiva e a leptospirose são zoonoses, ou seja, atingem também os seres humanos.

A qualidade da vacina é tmbém um fator importantíssimo, pois as vacinas importadas aplicadas e assinadas por um médico veterinário são as únicas que realmente garantem a imunidade do seu cão. O veterinário é também o único profissional capaz de determinar se um filhote está apto ou não para receber a vacina através de uma consulta, pois se o cãozinho já tiver o vírus presente em seu organismo a vacina fará com que a doença se espalhe com maior rapidez.

O esquema de vacinação pode sofrer algumas variações de acordo com a conduta do médico veterinário. O sistema que recomendamos por funcionar perfeitamente para nós é o seguinte:

Filhotes:

Idade (dias)

Vacinas Necessárias

Vacinas Opcionais

45 a 60

V8* ou V10**

-

66 a 81

V8* ou V10**

Giárdia

87 a 102

V8* ou V10** + Anti-Rábica

Giárdia + Tosse dos Canis

Adultos:

Vacinas Necessárias

Vacinas Opcionais

V8* ou V10** + Anti-Rábica

Giárdia + Tosse dos Canis

Os adultos devem ser vacinados anualmente, a partir de 12 meses após o término do esquema de filhotes.

Não se esqueça de que em hipótese alguma você deve andar pela rua com o seu cãozinho enquanto o esquema de vacinação não estiver completo. Nesse período, as únicas saídas recomendadas são para ir ao veterinário, mantendo-o em seu colo e evitando contato com cães desconhecidos.

* V8: contra parvovirose, cinomose, parainfluenza canina, hepatite infecciosa canina, adenovirus tipo 2, coronavirose e leptospirose (2 cepas).

** V10: contra parvovirose, cinomose, parainfluenza canina, hepatite infecciosa canina, adenovirus tipo 2, coronavirose e leptospirose (4 cepas).

Extraído do site www.caniltileleza.com.br